Lançamentos de 2013 e tendências da Construção Civil

Comente
Compartilhe
www.brokfield.com.br

Como a mudança no perfil familiar influenciou a construção civil nos últimos dez anos e qual é o perfil de consumidor que as construtoras buscarão atingir este ano 

Empreendimentos de Múltiplo uso, studios, duplex, 1 ou 2  dormitórios. O perfil da família brasileira mudou, e o setor civil mudou suas construções para se adaptar ao novo estilo de vida que impera principalmente nos grandes centros urbanos em especial nos últimos 13 anos. Parece súbito para alguns, mas na verdade esta transformação é resultado de transformações que ocorreram ao longo de várias décadas e foi impulsionada por vários fatores – dentre os quais, a ida expressiva da mulher ao mercado de trabalho, a estrutura familiar mais enxuta com menor número de filhos, casais homoafetivos, número crescente de solteiros – tudo o que transformou laços de relacionamento interpessoal, e afetaram hábitos de consumo e a forma de viver. No contexto das capitais brasileiras onde o tempo é precioso, justamente pela sua escassez, espaços são caros e cada vez mais raros, foi desenvolvido alternativas mais acertadas para os consumidores e rentáveis para as construtoras: os empreendimentos de múltiplo uso. Academia, área gourmet, quadras de esportes, piscinas, cinema, alguns empreendimentos de alto padrão incluem na mesma área inclusive restaurantes, clínicas de estética, escritórios e até mesmo hotéis. Tudo o que o morador precisa torna-se fácil de acessar em um espaço reduzido e seguro. A ideia é constituída em criar um ambiente real onde toda a estrutura suporta e atende as necessidades de quem vive nestes complexos. Falar em necessidades é falar também em áreas “otimizadas”, nada além do necessário ocupa espaço em empreendimentos como estes. Apartamentos de 25m², 35m², lofts, quartos e salas, alteraram além da maneira de construir a forma de planejar e organizar. E se por um lado desestimula a construção feita para grandes famílias, ou conjuntos habitacionais que seguem padrões tradicionais de construção, uma nova gama de serviços e produtos surgem para atender com qualidade este modelo que traz exclusividade e comodidade dentro da coletividade. São empresas de móveis planejados, escritórios arquitetônicos, seguradoras, empresas especializadas em manutenções prediais, consultorias de soluções sustentáveis entre tantas outras que se beneficiam com estes lançamentos.

Exemplos de lançamentos deste novo modo de Construir nas principais capitais do Brasil:

Curitiba/PR – 7th Avenue Live & Work (Previsão de lançamento em 2015): Empreendimento de múltiplo uso, com apartamentos residenciais, studios, duplex , 1 e 2 dormitórios, conjuntos offices e galeria comercial. Comodidade e flexibilidade é viver no futuro e é este o apelo utilizado pelo empreendimento. No 7th avenue Live & Work o morador contará com infraestrutura completa de lazer, trazendo conforto e conveniência para todos os seus momentos, além de diversos serviços de pay-per-use para facilitar a sua rotina. A Torre Residencial contará com 565 unidades, a Torre Comercial com 120 conjuntos Offices, a Torre Corporativa com 28 conjuntos corporativos, e a Galeria de Lojas com 8 lojas. Entre os espaços comuns: salões de festas, salas de jogos, parquinhos, espaços gourmet, churrasqueiras, praças, piscinas, SPA, salas de descanso, academia fechada e academia ao ar livre, espaço para yoga, live observatory – estar/jantar observatório, sala de reuniões I, reuniões II, reuniões master, coffee break, auditório I, auditório II e sala multiuso.

São Paulo/SP – GR Vila Madalena (Previsão de lançamento em 2013): A sofisticação e a contemporaneidade do projeto de Fernanda Marques fazem do Living Design um endereço referência na Vila Madalena. Inspirado nos studios do Soho, em Nova York, o Living Design inova ao oferecer espaços criativos apoiados por áreas de serviço compartilhadas. O estilo de vida proposto pelo empreendimento é ao mesmo tempo, cool e funcional. No GR Vila Madalena será possível ao morador dispor de infraestrutura composta por: piscina com SPA, raia semiolímpica e borda infinita, churrasqueira para uso comum, lavanderia com wi-fi e equipamentos de alta tecnologia, espaço fitness com o que há de mais moderno e espaço gourmet para uso comum.

Rio de Janeiro/RJ – O Union Mall Brookfield Place (Previsão de lançamento em 2013): A Construtora Brookfield acaba de presentear a Barra da Tijuca com um magnífico lançamento de lojas, salas comerciais, residencial com serviços e apartamentos de 2 e 3 quartos. Union Mall – galeria de lojas com área privativa até 280m²; studios com área privativa entre 34m² e 249m². Union Work – salas comerciais com área entre 21m² e 128m², com possibilidade de interligação de espaços. Union Suítes – residencial com serviços de 1 ou 2 suítes com área entre 55m² e 197m². Union Home – lofts, 2, 3 e 4 quartos com área entre 78m² e 96m². Para lazer, o empreendimento dispõe de: deck molhado, piscina infantil, espaço gourmet, fitness, piscina adulto, spa, playground, sala de reunião, acesso, centro de convenções, bar, galeria de lojas, praça de alimentação, lobby e coffee shop.

Como o descrito nos três empreendimentos expostos, mesmo dentro da coletividade há neste novo modo de construir a concepção de exclusivo nas áreas de lazer, na escolha dos materiais de acabamento e nos serviços extras ofertados. Para o consumidor possuir um imóvel neste conceito (Studio, quitinete de luxo, quarto e sala com lazer e funcionalidade), o custo pode ser bastante alto, isto porque além de todos os atributos já citados os imóveis em questão costumam ser localizados em áreas nobres dos centros urbanos e também possuem conceitos sustentáveis em sua construção seguindo a tendência verde já consolidada na construção civil atual – que é fundamental para os empreendimentos direcionados à públicos com alto nível de informação. O valor agregado do imóvel compensa e muito para as construtoras que otimizam o espaço físico já valorizado e ganham com a elaboração e desenvolvimento deste novo conceito. O consumidor paga pela comodidade, logo quanto mais próximo da praticidade e facilidade esperada por este, maiores serão os preços cobrados, tudo para atender ao novo modo de viver dos grandes centros.

Futuro da Construção Civil dos grandes centros

Casas, lofts, apartamentos e studios que possam suplantar as necessidades da nova família brasileira são a tendência atual nos grandes centros.     Qualidade nos acabamentos, desenvolvimento de áreas multiuso com espaços coletivos e ao mesmo tempo personalizados, ambientes de espaço físico reduzido e pensado nos mínimos detalhes para a sua máxima otimização.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>